Vidas missionais

Durante os últimos quatro anos, dedicamos o terceiro trimestre das Lições Bíblicas para refletir sobre a nossa missão como povo de Deus. No ano passado, por exemplo, a série desse período teve como título “Identidade Missional”, e, nela, buscamos em toda a Bíblia os princípios fundamentais sobre a missão da igreja de Cristo. A intensão daquela série era explicar conceitualmente o que é ser uma igreja missional e mostrar o que precisamos fazer para sermos esse tipo de comunidade cristã.

Em resultado da reflexão, descobrimos que a missão é, prioritariamente, de Deus. Começa nele, pois é dele a inciativa de ir em direção ao ser humano caído e a sua criação subjugada pelo pecado, a fim de redimi-los. Assim, por causa de sua essência de amor, Deus é missionário. Foi nesta perspectiva que o Senhor formou um povo e o chamou a participar dessa obra redentora. A missão nasceu no coração de Deus, muito antes que Israel fosse formado e que a igreja viesse a existir.

Nas páginas das Escrituras, sempre vemos Deus empenhado e ativo em toda a história humana, para salvar e restaurar sua criação, através do estabelecimento pleno do seu reino. Em todo esse processo, ele usa homens e mulheres, jovens e adultos, crianças e idosos, como seus agentes no mundo, para cumprir o seu propósito gracioso. Ao descrever a ação de Deus e de seus agentes humanos, a Bíblia se revela como o livro da missão.

O fato de servir ao Deus que é essencialmente missionário e seguir a Bíblia, que é o livro da missão, é o que define a identidade e a essência da igreja. A vocação missionária do povo de Deus é a sua principal razão de ser. Vemos isso no Antigo Testamento, através de Israel, o povo da missão, chamado para ser luz para as nações e para fazer o nome de Deus conhecido em toda a Terra; também vemos, no Novo Testamento, a igreja, composta pelos discípulos de Jesus, sendo a comunidade da missão, enviada para ir ao mundo levar o evangelho a todos os povos.

Uma igreja missional, desse modo, é aquela que compreende a missão de Deus no mundo e enxerga, nesta, o grande propósito de sua própria existência. Quando a igreja se vê como instrumento da missão de Deus, seus membros procuram, intencionalmente, cumprir essa missão, por meio de tudo que fazem, pois se enxergam como missionários, na cidade, no trabalho, na faculdade, na família, na vizinhança, nos círculos de amizade etc.

Este é o tipo de igreja que precisamos ser: aquela em que toda ação é focada na missão e voltada para os de fora. Como declarou Dietrich Bonhöeffer: “A igreja só é igreja, quando o é para os de fora”. Também é aquela cujos membros se veem como agentes de Deus enviados para fazer a diferença em sua própria cultura. Nesse sentido, temos a famosa frase de C. H. Spurgeon: “Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor”.

Pois bem, o que expomos aqui é o resumo daquilo que refletimos no terceiro trimestre de 2018, em que tratamos, de forma conceitual, sobre a missão e a igreja missional. Agora, nesta presente série de estudos, nosso desejo é trabalhar esses assuntos de forma mais prática e mais palpável. Com o título: Vidas missionais: personagens da Bíblia que são exemplo na missão, esta série foi escrita para recontar e comentar o testemunho de catorze pessoas da Bíblia, que são exemplos de missionários e missionárias, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Como diz Paulo, tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar (Rm 15:4). Por isso, vamos apreciar um pouco as histórias de Noé, Abraão, a serva de Naamã, Jonas, Daniel, Pedro, Estêvão, Barnabé, Dorcas, Paulo, Timóteo, o casal Priscila e Áquila, e finalizar a série com exemplo do próprio Senhor Jesus. São trajetórias inspiradoras, que nos ajudarão a compreender o que é ter uma vida missional e nos motivarão a seguir o bom exemplo dessas pessoas.

Que Deus use este trimestre de estudos bíblicos para nos instruir e nos fazer viver para a sua glória e participar efetivamente de sua obra no mundo. Um dia, na consumação dos séculos, ele será adorado por pessoas de toda tribo, língua, povo e nação. Que nós estejamos lá. Amém!

Pr. Alan Pereira Rocha
Diretor do Ministério de Ensino da Convenção Geral

Copyright 2021-2024 © Editora Promessa. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.

Ir para o topo

Share Page

Close
error: Conteúdo protegido!! O recurso de copiar, colar e imprimir não está disponível.